Mesmo após horas de sono você acorda com a sensação de cansaço? Sente dores de cabeça, no pescoço ou coluna?

O problema pode estar não no seu corpo, mas na sua cama. Ou melhor, no seu colchão.

Embora a firmeza do colchão seja uma questão de gosto, deve-se prestar atenção se o seu colchão acompanha a curvatura natural da coluna e sustenta todas as partes do corpo. Colchões muito macios tendem a afundar o centro do corpo e colchões muito rígidos não permitem a acomodação adequada do corpo e cansam a musculatura. Deve-se também verificar se a densidade do colchão é compatível com seu peso. As lojas em geral dispõem de tabelas que correlacionam densidade e peso.

Além destes itens deve-se verificar se o colchão ou colchonete possui o selo de certificação do INMETRO.

Pensando na segurança e saúde do consumidor o INMETRO publicou no início de 2011 a Portaria 79, que tornou compulsória a certificação de colchões e colchonetes de espuma comercializados no Brasil.

A partir de agosto de 2013 os colchões e colchonetes de espuma devem ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos da Portaria 79/11. Seis meses após esta data os fabricantes e importadores devem comercializar somente produtos em conformidade com os requisitos da Portaria 79/11.

A partir de fevereiro de 2015 todos os colchões e colchonetes devem ser comercializados no mercado nacional somente em conformidade com os requisitos da Portaria 79.

Como é o processo de certificação de colchões?

O processo de certificação pode ser realizado por lote (Sistema 7) ou por qualificação do fabricante (Sistema 5).

O Sistema 7 certifica somente um determinado lote de produto. Envolve apenas ensaios de laboratório no produto, porém o processo deve ser refeito a cada lote de produto. Ou seja, a sua validade desta certificação está atrelada à quantidade de produtos do lote certificado.

O Sistema 5 envolve a qualificação do fornecedor através de uma auditoria na fábrica e também ensaios de laboratório no produto. A validade desta certificação é de 36 meses com manutenções anuais. A auditoria na fábrica avalia o Sistema de Gestão de Qualidade do fabricante. Deve atender a alguns requisitos da norma ISO 9001:2008.

Os ensaios de laboratório são baseados na ABNT 13579 partes 1 e 2.

Como inicio o processo de certificação?

A Dairiki Consultoria pode lhe ajudar no processo de certificação.

Preparamos toda a documentação necessária ao processo. Prestamos consultoria na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa e orientamos a fabricação dos produtos de acordo com as normas e realizamos todo o acompanhamento do processo de certificação.

Entre em contato conosco e faça um orçamento. Dispomos de uma equipe especializada em certificação de produtos.