E agora? Minha empresa precisa certificar produtos junto ao INMETRO. Como devo fazer?

Com este artigo, você saberá quais são os passos iniciais para dar início ao trabalho de certificação.

Em primeiro lugar, a certificação de produto inicia-se com a leitura e interpretação da respectiva portaria, resoluções e normas que estabelecem os requisitos de avaliação da conformidade de seu produto.

Para avaliar se sua empresa e seus produtos estão conformes, é necessária a participação de um organismo certificador de produto e de um laboratório de ensaios, ambos acreditados pelo INMETRO e que irão avaliar e certificar a conformidade de seus processos. Somente com o aval destas duas entidades é que sua empresa pode dar entrada no registro oficial e requerer o selo de conformidade do INMETRO.

Para alguns escopos é exigida a implantação da ISO 9001, o que demanda o conhecimento de sistemas de gestão de qualidade, elaboração de documentação para atender as exigências da norma.

Assim que a empresa esteja devidamente adequada e treinada, ela passará por uma auditoria de avaliação. Caso existam lacunas a serem preenchidas, estas serão apontadas no relatório de auditoria e a empresa deve traçar um plano de ação para corrigir os problemas encontrados.

Após a correção dos problemas, uma nova auditoria pode ser necessária, até que o sistema de gestão seja considerado suficientemente maduro para atender as demandas da portaria.

Uma vez que o ciclo de auditorias se encerra e os ensaios em laboratório são aprovados, finalmente o pedido de recomendação da certificação é enviado para a comissão da OCP. Caso seja aceito, o registro definitivo pode ser requerido junto ao INMETRO.

Sobre o trabalho da Dairiki Consultoria

Uma consultoria como a Dairiki tem um papel fundamental neste processo: economia de tempo, melhor utilização dos recursos de sua empresa e a agregração de conhecimento já testado no mercado.

Auxiliamos sua organização a elaborar toda a documentação necessária para o pedido de certificação, interpretar as exigências das portarias em linguagem fácil e acessível, adequar os processos de sua empresa para cumprirem a ISO 9001 e prestar suporte na comunicação e organização junto aos organismos certificadores e laboratórios de ensaio.

Se sua empresa precisa certificar produtos e quer uma solução ágil e de confiança, entre imediatamente em contato com a Dairiki Consultoria pois certamente podemos lhe ajudar.