A portaria número 453 de 01 de dezembro de 2010 do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –  estabeleceu os critérios para os requisitos mínimos de segurança dos copos plásticos descartáveis.

Quem precisa da Certificação?

A certificação é compulsória, ou seja, todos os fabricantes ou importadores deste ramo de produtos serão obrigados a atender os requisitos da portaria. Aqueles que não atenderem o prazo legal estipulado para adequação às normas podem sofrer penalidades e sanções legais incluindo a proibição da comercialização.

Prazo para certificação

O prazo para adequação a esta norma pelos fabricantes e importadores é até junho de 2012, ou 18 meses após a publicação da portaria. Produtos não certificados no mercado poderão ser comercializados somente até dezembro de 2013, ou 36 meses após a publicação da portaria.

Produtos passíveis de certificação

A definição do Inmetro define copo plástico descartável como:

Produto obtido pelo processo de termoformagem de resinas termoplásticas, pigmentado ou não, impressos ou não com logomarca de empresas, destinado ao consumo de bebidas e outros usos similares, devendo ser utilizados uma única vez.

Obs: Como a nomenclatura de copo descartável e vasilhames similares podem variar, consulte-nos para confirmar a real necessidade de certificação.

Se você não sabe se seu produto faz parte da lista, envie-nos uma lista dos produtos que você produz ou importa e nós faremos uma análise gratuita de quais produtos devem ser certificados ou não.

Exigências

O Inmetro estabeleceu alguns requisitos mínimos para obtenção da certificação, entre eles a implantação de controles de processos e sistemas da ISO 9001, o sistema de gestão da qualidade: manual da qualidade, controle de documentos, planejamento, verificação, monitoramento entre outros.

Precisa de orientação?

A Dairiki Consultoria pode auxiliar fabricantes e importadores realizando uma análise da situação de sua empresa, indicando os pontos a serem corrigidos ou implantados além de auxiliar na implantação das exigências da ISO9001 conforme a portaria do Inmetro.

Se tiver dúvidas ou perguntas, entre em contato conosco para um diagnóstico sem compromisso da sua empresa!