Como fazer a Sincronização, Migração e Integração e Acesso as plataformas Orquestra e GOV BR – Prorrogado para 05/JUNHO/2020

Não arrisque suas vendas, reputação e trabalho por causa de mais uma exigência de curto prazo do INMETRO

ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO PARA 05 DE AGOSTO DE 2020!

O INMETRO publicou em dezembro de 2019 a exigência de acessar o Orquestra através do sistema GOV.BR

O que isso implica? Como devo fazer a migração? O que acontece se eu não fizer?
Nós podemos responder todas estas pergutnas para você e ajudar a fazer uma migração tranquila e sem incertezas.

PROMOÇÃO ESPECIAL: CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O EBOOK POR R$ 39,90 COM O CUPOM DE DESCONTO “ULTIMACHANCE”

SUA ÚLTIMA CHANCE DE REALIZAR A MIGRAÇÃO: ADQUIRA O GUIA E-BOOK DA MIGRAÇÃO COM DESCONTO POR APENAS R$ 39,90 CLICANDO AQUI. UTILIZE O CUPOM ULTIMACHANCE

A partir de 5 de dezembro de 2019, para ter acesso à plataforma Orquestra será necessário ter uma conta gov.br — uma conta de acesso única para todos os serviços do Governo. O objetivo é tornar as operações mais ágeis e seguras.

Esta operação é chamada de migração para o GOVBR, sincronização com o GOVBR, integração ao GOVBR ou conversão do Orquestra para o Acesso GOVBR dependendo do contexto.

Com a integração ao gov.br, o cadastro passa a ser pessoal e intransferível (vinculado ao CPF do usuário). Além disso, poderá ser de dois perfis diferentes: Representante legal ou membro.

Clientes estrangeiros sem representação legal no Brasil, deverão utilizar um formulário de cadastro específico.

Confira os principais benefícios de utilizar a autenticação integrada ao gov.br:

  • Segurança — o cadastro individualizado por CPF e o uso do e-CNPJ conferem melhor rastreabilidade e confiabilidade às operações.
  • Eficiência — diferentes perfis de acesso e a delegação individualizada de serviços, facilitam a gestão dos processos e dos Membros da empresa, que podem ser incluídos, excluídos e substituídos de forma autônoma pelos Representantes Legais.
  • Praticidade — o cadastro no gov.br dá acesso não só aos serviços do Inmetro, mas também a todos os serviços oferecidos no Portal do Governo Brasileiro.

Mais informações no site do INMETRO – Orquestra.

Riscos mapeados pela Dairiki Consultoria

Com base em nossa metodologia risk-based de gestão de projetos, identificamos alguns pontos que todas as empresas deverão estudar fim de realizar a migração para a plataforma GOV.BR de forma transparente a todas as partes envolvidas:

  • Segurança de dados – acesso ao certificado digital da empresa
  • Privacidade – acesso ao CPF do usuário
  • Questões jurídicas: a constituição da empresa permitirá o acesso a ests dados?
  • Sigilo de informações: quem terá acesso aos dados?
  • Dificuldade de acesso aos processos do Orquestra

Estes são alguns exemplos de questionamentos já apontados, e que você terá que analisar para sua empresa.

Concluímos que o INMETRO poderia ter realizado mais consultas ao público a fim de compreender melhor a realidade e particularidades de cada parte interessada. A presente situação gera conflitos de informações, proteção de dados e delegação de responsabilidade. Estas questões são atualmente resolvidas através de subterfúgios e mecanismos complexos que oneram o cliente final do sistema, que é a indústria nacional.

Como o programa está vigente e com prazo curtíssimo para atendimento, não há o que fazer para as empresas: realizem a migração para só então buscar meios para que os ajustes e melhorias do sistema cheguem até os decisores do projeto.

Como a Dairiki pode te ajudar?

Como toda inovação tecnológica, existem muitas perguntas e incertezas que poucos sabem responder ou orientar. A Dairiki Consultoria já tem a experiência de migração de contas e usuários em diversos casos, e temos expertise para conduzir sua migração de contas de forma tranquila, previsível e sem obstáculos.

A não migração da conta causará o bloqueio do acesso ao Orquestra, o que pode levar a perda de prazos, suspensão do certificado e até a própria perda da certificação.

A Dairiki é uma consultorias INMETRO estabelecida no mercado há 10 anos, trabalhando com empresas, fabricantes e importadores de todos os portes, nacionais e multinacionais. Nosso profundo expertise dos processos e das partes envolvidas no mercado de certificação nos permite a conduzir com facilidade e tranquilidade projetos de certificação de qualquer porte.

Através do modelo de consultoria presencial, online ou via outsourcing, temos um modelo de prestação de serviços que vai se encaixar em sua estrutura organizacional, com seriedade, transparência e com total sigilo das informações confidenciadas.

Não deixe para a última hora! Entre em contato com o nosso setor comercial pelo formulário de contato abaixo para agendar uma consulta e saiba como podemos ajudá-lo em toda sua certificação Inmetro!

Ebook: Guia prático de Integração do Inmetro Orquestra e Gov.br edição 2020

Se você prefere realizar a integração por conta própria, a Dairiki Consultoria publicou em janeiro de 2020 um guia atualizado e baseado em casos práticos realizados por nossa equipe de consultores. Neste guia você encontrará o passo-a-passo necessário para realizar a integração e sincronização do seu acesso de forma didática, indicando todos os pré-requisitos para realizar a integração e os riscos envolvidos na hora da migração de acesso.

Este guia é ideal para pequenas empresas ou profissionais autônomos que não tenham problemas em realizar por conta própria as etapas de autenticação e sincronização do certificado digital.

Compre agora mesmo
Veja mais detalhes

Adquira o e-book: Guia de integração Orquestra e Gov.br

Aprenda agora mesmo como realizar a sincronização e acesso do sistema orquestra com o Gov.br através do nosso e-book!

Compre agora mesmo
Veja mais detalhes

Entre em contato!

Se prefere uma consultoria personalizada para realizar o diagnóstico e acompanhar sua migração com consultores experientes nesta sincronização, envie sua mensagem abaixo:

    Como nos encontrou?